De acordo com o Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, em 2017 mais de um milhão e 700 mil alunos estudavam nos cursos à distância. O número representa um aumento de 17,6% em relação a 2016.
O Ensino à Distância – EAD foi a alternativa para que algumas pessoas com deficiência conseguissem acesso ao ensino superior. Segundo o Censo do IBGE de 2010, 24% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência.
A matéria abaixo traz algumas histórias e desafios enfrentados nesse contexto. Também passa pelas mudanças que essa modalidade de ensino terá que encarar nos próximos anos.
Entre os entrevistados: o designer instrucional da Univesp, Édison Trombeta; a assessora de Serviços de Apoio à Inclusão na Instituição Dorina Nowill e especialista em educação inclusiva, Eliana Cunha; a professora Ivete, conselheira da Associação Brasileira de Educação à Distância – ABED; Lara Souto e Nildo Paiva, que graduaram-se contornando a deficiência visual através do EAD; e os alunos da Univesp, Felipe Bzilaqua e Vitor Flaibam, ambos com deficiência física.
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Ficha Técnica
Locução: Leonardo Levatti
Produção e reportagens: Diego Kerber, Helena Franceschet e Marcello Sapio
Coordenação de produção: Leonardo Levatti
Orientação: Heloisa Rocha
Trabalhos técnicos: Agnoel Santiago
Data de veiculação: 06 de novembro de 2018