Lakshmi (ou Lak) nasceu no Rio de Janeiro, mas mora na capital paulista desde os seis anos de idade e aos dez ficou surda. O caso foi diagnosticado como sequela tardia de caxumba, com diagnóstico irreversível de surdez profunda bilateral.
Até os 26 anos, Lakshmi se comunicava exclusivamente pela leitura labial e anos mais tarde, em outubro de 2009, ela se submeteu à cirurgia do Implante Coclear, no ouvido esquerdo. Três anos mais tarde, ela realizou a mesma cirurgia no ouvido direito e, desde então, é capaz de ouvir música e entender uma conversa sem ler os lábios.
Por conta da sua experiência com a perda e recuperação da audição, Lak escreveu o livro “Desculpe, não ouvi!” que, além de trazer sua biaografia, serve de incentivo para as outras pessoas com deficiência auditiva.
Em entrevista para o programa “Bom Dia Gazeta”, Lak explicou os primeiros sentimentos ao descobrir que estava surda, o que a fez não se abater diante do problema e no que consiste a surdez oralizada.
Ouça aqui!
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Um comentário
Entendi e gostei muito da entrevista. Já assisti uma palestra com a Lak no Senac – Dr. Vila Nova e desde então me apaixonei por ela, pessoa forte, inteligente e lutadora. Parabéns à Rádio Gazeta pela iniciativa.