No Dia Mundial do Circo, o Jornal da Gazeta AM apresentou a primeira reportagem de uma série especial sobre o circo, arte milenar muitas vezes esquecida pela população.
A reportagem abordou a origem da data em questão, que foi em homenagem a Abelardo Pinto, o palhaço Piolim, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.
Os circos surgiram em Roma, no século III a.C., onde aconteciam espetáculos de corridas, lutas entre gladiadores ou contra animais, e jogos de ginástica.
Reinventando antigas tradições e criando novos números, os picadeiros espalhados pelo mundo provam que a criatividade artística do homem nunca estará subordinada ao fascínio exercido pelas máquinas.
Além das informações históricas, a equipe foi às ruas questionar acerca do gosto pelo circo e as experiências com essa forma de entretenimento, principalmente diante das tecnologias atuais.
A reportagem foi apresentada pelos colaboradores Afonso Marangoni (2º ano de Jornalismo) e Vitória Ferreira (1º ano de Relações Públicas), o texto foi da monitora Luciana Lira (2º ano de Jornalismo) e os trabalhos técnicos foi do sonoplasta Júnior de Souza.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.