Considerada uma doença erradicada no Brasil, o sarampo voltou a se tornar uma ameaça e, de 01 de janeiro a 23 de maio deste ano, foram registrados 995 casos no país, segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS.
Por outro lado, embora não tenha havido casos recentes no Brasil, a poliomielite também voltou a preocupar em razão de caso terem surgido na Venezuela, país que faz fronteira com o Brasil.
A impactante notícia se deve ao fato da erradicação dessas doenças terem criado a “falsa sensação” de que a vacina não é mais necessária, de acordo com a OMS.
Em entrevista para o quadro Dr. Bom Dia, a apresentadora Renata Câmara conversou com o Dr. Jean Gorinchteyn, médico infectologista do Instituto Emílio Ribas, sobre a razão de algumas doenças que pareciam ter erradicado estão voltando, se os adultos podem tomar determinadas vacinas que costumam ser direcionadas apenas às crianças e que as pessoas que forem viajar ao exterior devem estar atentos ao sarampo.
Além disso, o médico infectologista explicou se a vacina é a única forma de se prevenir da doença, a relação entre o sarampo, a rubéola e a poliomielite e a importância da imunização.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.