Recentemente, em Santo André, na Grande São Paulo, uma jovem de 21 anos foi impedida de amamentar no terminal de ônibus. De acordo com a mãe, os policiais disseram que ela não podia amamentar em local público por se tratar de um atentado violento ao pudor e que, caso ela insistisse, chamariam outras autoridades.
No Brasil não existe nenhuma lei municipal que proíba a ação em público. Na realidade, a amamentação ainda está ligada à sexualidade por mostrar os seios maternos.
Para o quadro Reflexões, a apresentadora Renata Câmara e o monitor Matheus Fernandes (do curso de Jornalismo) conversaram com a professora e pesquisadora na área de comunicação Alessandra Rebecchi Feitosa da Silva sobre a legalidade de amamentar em público, qual atitude uma mãe deve tomar ao ser constrangida durante a amamentação e se o impedimento está envolvido com a cultura do nu e pelo fato do corpo feminino ser visto como de forma sexualizada.
Além disso, a entrevistada contou que o que mais lhe surpreendeu em suas pesquisas, a exemplo como o marketing da indústria de leite está ligada ao desmame do bebê.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.