Desde 1995, a Conferência das Partes (COP) reúne anualmente diversos países para discutir as principais questões ambientais e climáticas do mundo.
A estudante Mel Trindade (do curso de Jornalismo) conversou com as professoras de radiojornalismo Tatiana Ferraz e Filomena Salemme, responsáveis pelo projeto Cásper na COP, sobre a atmosfera do último encontro, os principais pontos importantes discutidos em 2017 e detalhes da iniciativa construída pela Faculdade Cásper Líbero.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Em 2018, a COP 24 ocorrerá na cidade de Katowice, na Polônia, no período de 01 a 15 de dezembro.
A aluna Mel Trindade conversou com o professor de geografia Rogério Silveira, graduado pela USP, sobre a importância do Acordo de Paris, as consequências da saída dos Estados Unidos do compromisso internacional, se é possível atingir tal meta e os maiores beneficiários com a medida.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
No mês passado, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou ser desfavorável ao Acordo de Paris porque, em suas palavras, o Brasil teria que “pagar um preço caro” pata atender às exigências.
O estudante Bruno Gomes Ascenso (do curso de Jornalismo) conversou com o Prof. Ms. João Alexandre Peschanski e o Prof. Dr. Adalton Diniz, ambos da Faculdade Cásper Líbero, sobre as consequências da retirada do País no Acordo de Paris.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
O CISV, sigla de Children’s International Summer Villages, é uma organização voluntária apartidária da ONU que busca um mundo mais pacífico através das amizades e do contato da pluralidade cultural.
Na reportagem produzida e apresentada pelo aluno Bruno Ascenso, você vai entender como surgiu e os objetivos da instituição, além da forma como o projeto se mantém. O material conta com sonoras das participantes Amanda Corrêa e Helena Leite e da analista júnior de Assuntos Médicos, Naila Magalhões Ferreira.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
A produção de lixo no Brasil teve um aumento de 29% no período de 2003 a 2014, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Para falar sobre a importância da coleta seletiva, a estudante Heloisa Youssef (do curso de Joralismo) conversou com o síndico Marcos Meneghetti explicou como é realizada a ação em um edifício localizado no Tatuapé, na zona Leste, e os cuidados agora tomados pelos moradores, a exemplo da Srª Rosi Tognarelli.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Com o objetivo reduzir a produção de lixo, o coletor menstrual tem sido uma opção para muitas mulheres, que, no período fértil, gastam uma média de 10 a 15 mil absorventes.
A aluna Heloisa Yossef conversou com a ginecologista Clícia Quadros sobre os benefícios do objeto e, além disso, trouxe o depoimento de algumas usuárias.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Abaixo, você ouve a matéria produzida pelas alunas de Jornalismo Alicia Gouveia, Izadora del Bianco e Isabella von Haydin a respeito da Rádio Comunitária Heliópolis, emissora com mais de 25 anos de história.
A equipe conversou com o radialista, poeta, filósofo e humorista Benildo Lima sobre a missão e a importância da Rádio e o período em que foi fechada.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Inspirado no movimento slow food, o slow fashion o processo garante uma produção de qualidade, de valor ao produto e de baixo impacto ao meio ambiente.
A estudante Alicia Gouveia conversou com o jornalista e professor Erisson Rossati sobre o crescimento desse mercado no mundo da moda, se a proposta é viável e acessível e se a indústria está preparada para o movimento.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Por que as alterações da reforma trabalhista são importantes aos jovens?
Abaixo, você acompanha a matéria produzida e apresentada pelo estudante Victor Axhcar (do curso de Rádio, TV e Internet) sobre a importância da nova lei e como o home office pode ser a alternativa para quem está ingressando agora no mercado de trabalho. O jovem conversou com o professor de economia Rafael Brito sobre os impactos da reforma e o quão positivo foram as mudanças.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Trabalho ou divertimento?
Too Faced, Google e Facebook são algumas das empresas que optaram por criar ambientes mais descontraídos à equipe. A proposta é positiva ou o trabalhador pode acabar se dispersando com os recursos oferecidos?
O aluno Victor Axhcar trata do tema na reportagem abaixo e, inclusive, conversa com o profissional em recursos humanos Marcos Vinicius sobre a importância deste tipo de espaço no ambiente de trabalho e a obrigatoriedade de vestimentas formais.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.