Considerada um espaço sem barreiras e de informação democrática, a Internet está presente em 67% dos domicílios brasileiros, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2018 e lançada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. Mas o conteúdo disponível é acessível a todos os usuários, incluindo os com deficiência?
A relações públicas Isa Meirelles, ativista digital pela comunicação inclusiva, conversou com os alunos de Jornalismo Caio Mello (monitor), Leonardo Amaral e Rodrigo Freire sobre a importância de se discutir a comunicação inclusiva na Internet.
A entrevistada ainda contou detalhadamente como os sites e os aplicativos podem tornar o design e o conteúdo mais acessível e como o internauta pode tornar suas publicações mais inclusivas.
A comunicóloga disse também que a mudança deve partir de um pedido do usuário às empresas, de que forma a pessoa com autismo consome conteúdo na web, a razão da prática não ser utilizada por todos e se as ferramentas existentes hoje são economicamente acessíveis. Por fim, ela enumerou as tecnologias que ainda faltam no mercado.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.