O presidente norte-americano Donald Trump acusou, em sua conta do Twitter, que o Brasil e a Argentina desvalorizaram de propósito as suas moedas para favorecer a exportação de produtos agrícolas. O chefe de estado ainda acrescentou que iria recolocar tarifas em cima do aço e do alumínio importados para os respectivos países.
O que pode acontecer depois de tal declaração?
Em entrevista ao monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo) e às colaboradoras Clara Suaiden e Mariana Galvão, ambas do curso de Jornalismo, Almir Neves, especialista em relações internacionais, contou se há fundamento na acusação de Trump e quais são os impactos econômicos e diplomáticos após a retaliação.
O entrevistado comentou também se a indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada dos Estados Unidos teria facilitado as relações entre os dois países, como o Brasil pode reverter a situação e se é estratégico a aproximação entre Trump e Bolsonaro. Por fim, ele disse se a guerra comercial tem alguma influência em uma possível decisão de taxar novamente os produtos.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.