Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta quinta-feira, 10 de junho.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a pesquisa da vacina ButanVac, do Instituto Butantan, em humanos. Caio explica o que é preciso antes dos testes em voluntários e, após a sua aprovação, a quantidade de doses que serão necessárias, incluindo o intervalo de tempo entre cada aplicação. O outro destaque fica por conta da acirrada eleição à Presidência do Peru, que ainda não foi oficialmente encerrada. Entenda o porquê que o candidato de esquerda Pedro Castillo já se apresenta como vencedor.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Caio Mello apresenta os principais destaques do depoimento do ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, à CPI da Covid. Por falar na Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, ele também conta quais requerimentos foram aprovados pelos senadores na manhã de hoje (10).
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Em 25 anos, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a inflação oficial do país – é a maior para o mês de maio e Caio cita o valor do aumento, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dois produtos e serviços mais impactados e a razão para tal disparada. Além disso, ele diz qual será o próximo passo após o projeto de lei que regulamenta uso medicinal, industrial, plantio, entre outras atividades, envolvendo a Cannabis ter sido aprovado na comissão especial da Câmara. O monitor ainda relata os itens vetados na proposta em questão.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
A partir de amanhã (11), o governo de São Paulo vai vacinar contra Covid-19 todos os profissionais com 18 anos ou mais que atuam na educação básica pública e privada do estado. Ao grupo em questão, Caio Mello explica o que é preciso para receber a dose da vacina. Por falar em pandemia, ele apresenta alguns dados, obtidos dos cartórios de registro civil do país, responsáveis pela certidões de óbito, que revelam, pela primeira no país, o registro de mais mortes entre crianças, jovens e adultos por coronavírus do que de pessoas a partir de 60 anos.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.