Dirigido pelo maestro Ricardo Calderoni, o Fábrica Sonora – Locomotiva ensina, gratuitamente, a arte de produzir instrumentos musicais sustentáveis para os jovens do projeto Locomotiva, que já contemplou mais de dois mil alunos(as) em quase quinze anos de existência.
Nesta edição, o supervisor técnico Roberto Vilela e o coordenador da discoteca da Rádio Gazeta, Márcio de Paula, conversaram com Ricardo Calderoni sobre os primeiros contatos do maestro com a música, incluindo os profissionais que contribuíram para o início de sua carreira. Além disso, ele comentou qual é a reação dos(as) atendidos(as) ao ouvirem pela primeira vez a música clássica e como o estilo pode ser adaptado a canções populares.
Sobre o Fábrica Sonora – Locomotiva, o convidado citou o objetivo, as regiões paulistanas atendidas e os nomes por trás da iniciativa. E, além do mais, ele explicou o motivo da necessidade de o projeto ter ampliado de Locomotiva para Fábrica Sonora – Locomotiva e as atividades que estão sendo realizadas na pandemia.
Em relação à produção de instrumentos musicais com matéria-prima sustentável, ele falou sobre os tipos, os materiais utilizados e o processo de produção da técnica usada pelo projeto, as diferenças e as semelhanças em relação a um aparelho comum e a importância deste trabalho para as comunidades periféricas.
Ouça a edição na íntegra em:
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.