Um dos principais produtores da música brasileira, Manoel Barenbein, é o personagem principal do livro O Produtor da Tropicália – Manoel Barenbein e os álbuns de um movimento revolucionário, escrito pelo jornalista e pesquisador musical Renato Vieira. Editado pela Garota FM Books, a obra traz entrevistas inéditas que Barenbein realizou com Erasmo Carlos, Nara Leão, Rogério Duprat, Ronnie Von, Claudette Soares e Jair Rodrigues.
O autor Renato Vieira e, de forma remota, Manoel Barenbein foram entrevistados pelos monitores Gabriel Grandi e Léo Kenji, ambos do curso de Rádio, TV e Internet, e pelo coordenador da discoteca da Rádio Gazeta, Márcio de Paula.
Durante o bate-papo, os convidados explicaram a relevância do álbum “Tropicália Ou Panis Et Circences”, a influência dos Beatles para certos movimentos musicais, a ideia do jantar na gravação da canção “Panis Et Circencis” e os desafios técnicos de produzir tais discos icônicos. O carinho e o respeito dos artistas com os quais o produtor musical homenageado trabalhou também foi tema desta edição.
Sobre O Produtor da Tropicália – Manoel Barenbein e os álbuns de um movimento revolucionário, Renato Vieira contou de que forma o livro nasceu, as histórias que o marcou e o processo de pesquisa e de escrita. Já Manoel Barenbein disse como se sentiu por ter o seu trabalho documentado na obra, a importância da iniciativa e a razão de ter se mudado para Israel.