A história das tatuagens

Home » Destaques » A história das tatuagens

“A tatuagem acaba sendo uma experiência muito individual”, relata a convidada ao falar sobre a relação das pessoas com os desenhos na pele.

 

Vanessa Bortulucce

O podcast Edição Extra é uma extensão sonora do programa veiculado mensalmente na TV Gazeta. Produzido por estudantes da Faculdade Cásper Líbero, o material traz as entrevistas com os convidados de edições anteriores, incluindo trechos inéditos.

A convidada do episódio de número 177 é a historiadora da arte e professora na Faculdade Cásper Líbero Vanessa Bortulucce.

Durante a conversa, a professora contou sobre os primeiros registros de tatuagens na história, que remontam ao antigo Egito. A convidada também contou sobre as evidência que atribuem aos primatas as primeiras tatuagens.

Para Vanessa, as tatuagens são formas de marcações que eternizam as memórias dos indivíduos. Uma maneira de tornar visível, não apenas para quem a fez, mas para também para o outro. Elas representam “O que marcou você?” literalmente e metaforicamente.

Além disso, a historiadora contou sobre a origem da palavra tatuagem que vem das grandes navegações. Os primeiros registros da palavra foram feitos pelos marinheiros que tiveram contato com os povos da Polinésia. No século XVIII, os Maoris já realizavam marcações na pele, utilizando espinhas de peixe ou gravetos de madeira muito finos.

E, por final, a entrevistada abordou temas em relação a visão ocidental atrelada a tatuagens e, também, como são feitos os procedimentos na cadeia, que representam uma espécie de currículo do detento.

 

Acompanhe nossas redes sociais