Sabina Anzuategui, da escrita para sala de aula

Home » Destaques » Sabina Anzuategui, da escrita para sala de aula

“Sou uma adolescente de 50 anos de idade.”, se define a escritora, roteirista e professora da Cásper Líbero.

 

Profª Drª Sabina Anzuategui

Nesta edição, o monitor Gabriel Borgonovi (do curso de Jornalismo) entrevistou a escritora e roteirista Sabina Anzuategui, autora das obras Calcinha no varal (2005), O afeto ou Caderno sobre a mesa (2011), Luciana e as mulheres (2019), Uma mulher sem ambição (2021), Escrevi para você hoje (2023) e Wet Mácula (2023). Além disso, a profissional escreveu os roteiros de Ausência A casa de Alice, produções cinematográficas premiadas em festivais nacionais e internacionais. Pela Faculdade Cásper Líbero, ela integra o corpo docente do curso de Rádio, TV e Internet.

Durante o bate-papo, a convidada contou o porquê que tem o sentimento de ainda ser uma estudante, de que forma ingressou no mercado cinematográfico e, também, a razão de ter optado por seguir a área da educação e da literatura. Além disso, ela explicou se acredita que autores podem roterizar uma produção audiovisual, se parte dos trabalhos realizados no cinema estão relacionados ao seu amor pela literatura, o legado que gostaria de deixar, os projetos futuros e o enredo Desmundo, filme no qual roterizou.

Sobre o ofício como escritora, Sabina Anzuategui disse quais são as dificuldades da profissão, o segredo para se manter relevante no mercado, a diferença de uma biografia para uma obra ficcional, como as experiências de vida contribuíram na construção de seus personagens, qual foi a inspiração de Escrevi para você hoje, qual publicação gostaria que fosse adaptada para o cinema e o processo de escrita de Wet Mácula, livro de memórias de Jean-Claude Bernardet. E, por fim, a professora da Cásper Líbero falou o que a motivou a lecionar, as experiências profissionais que costuma trazer em sala de aula e como concilia o tempo dedicado ao ensino com os outros projetos.

No Batalha Gazeta – gameshow comandado por Gabriel Grandi (do curso de Rádio, TV e Internet) –, as casperianas Beatriz Martins (do curso de Jornalismo) e Olívia Nogueira (do curso de Jornalismo) foram desafiadas a acertarem perguntas sobre conhecimentos gerais. E, além de tudo isso, acompanhe as dicas culturais para o fim de semana.

Acompanhe nossas redes sociais