Timbalada: uma banda plural

Home » Destaques » Timbalada: uma banda plural

“Por mais que a Timbalada seja uma banda de percussão, ela não se prende só em ritmo.”, diz Denny Denan sobre a riqueza musical do grupo.

 

Da esquerda para a direita: Victor Castro, Denny Denan, Buja Ferreira e Márcio de Paula.

Sob o comando de Carlinhos Brown, a Timbalada é uma banda de percussão que surgiu no início da década de 1990 e se tornou um dos mais importantes nomes da cultura afro-brasileira; além de ter ficado marcada por revolucionar a forma de tocar o timbau. Com mais de três décadas de estrada, o conjunto se mantém na ativa com uma formação média de 29 músicos, sendo que os vocais estão atualmente à cargo dos cantores Buja Ferreira e Denny Denan, que retornou ao grupo após cinco anos de carreira solo.

Em entrevista ao monitor Victor Castro (do curso de Rádio, TV e Internet) e ao coordenador da discoteca da Rádio Gazeta, Márcio de Paula, os vocalistas contaram de que forma a banda entrou na vida de cada um e a importância cultural, social e histórica do Candeal, bairro soteropolitano em que o grupo surgiu e que promove projetos até hoje. Além disso, eles falaram sobre a relevância de serem independentes, a ideia de pintarem os corpos nas apresentações, o os projetos futuros e o processo de composição tanto por parte dos integrantes quanto por outros compositores.

Vocalistas da Timbalada

Sobre a Timbalada, os convidados explicaram de que forma a religião está ligada à história do conjunto e o valor do timbau, já que o instrumento em questão serviu de inspiração para o nome do grupo. E, por fim, os músicos disseram como avaliam a evolução na forma como as canções são consumidas, a importância das emissoras de rádio e da internet para a divulgação de um trabalho, como definem o axé music, quais cuidados os novos artistas devem tomar, o segredo de manter uma letra atemporal, como se preparam para cumprir a agenda de shows durante o Carnaval e o porquê que os integrantes são livres por suas escolhas, crenças e bandeiras.

Vale destacar que, além de todos esses assuntos abordados no bate-papo, Denny Denan relembrou como era fazer parte da Timbalada durante a pré-adolescência e, também, a evolução da sua carreira dentro e fora da banda.

Acompanhe nossas redes sociais