Vida e arte de Airys Kury

Home » Destaques » Vida e arte de Airys Kury

“Eu observo que transformei minha vida em um roteiro para fazer a minha arte.”, explica o artista visual sobre as inspirações de suas obras.

 

Artista Airys Kury (a esquerda) posa com Gabriel Borgonovi.

Nesta edição, o monitor Gabriel Borgonovi (do curso de Jornalismo) entrevistou o artista visual Airys Kury, conhecido por transformar material descartável em arte.

Durante o bate-papo, o convidado contou de que forma se define, como foi o seu primeiro contato com a arte e, também, em que momento percebeu que deveria migrar profissionalmente para o universo artístico, especialmente depois que descobriu ser soropositivo. Além disso, ele disse como a sua vida e a técnica do upcycling servem de inspiração para as suas obras e o quão importante é que a cultura trate sobre questões climáticas e sociais.

Sobre o trabalho que desempenha, o profissional falou alguns dos objetos que já o inspirou e da oportunidade de ressignificar materiais que seriam descartados em novas peças, incluindo aqueles que estavam presentes nos palcos dos festivais Tomorrowland, The Town e Rock in Rio e que, depois, lhe foram doados. E, por fim, Airys Kury explicou o porquê que não tem uma escola artística predileta, a razão pela qual um artista deve investir na área empresarial e de que forma a sua carreira está ligada ao seu processo de cura, já que é diagnosticado com o transtorno bipolar.

No Batalha Gazeta – gameshow comandado por Gabriel Grandi (do curso de Rádio, TV e Internet) –, os casperianos Guilherme Sodré (do curso de Rádio, TV e Internet) e José Maurício (do curso de Rádio, TV e Internet) foram desafiados a acertarem perguntas sobre conhecimentos gerais. E, além de tudo isso, acompanhe as dicas culturais para o fim de semana.

 

Acompanhe nossas redes sociais