O cosplay como fenômeno cultural

Home » Destaques » O cosplay como fenômeno cultural

“O cosplay é uma prática das culturas urbanas.”, afirma a Profª Drª Mônica Rebecca Ferrari Nunes.

 

Profª Drª Mônica Rebecca Ferrari Nunes

O podcast Edição Extra é uma extensão sonora do programa veiculado mensalmente na TV Gazeta. Produzido por estudantes da Faculdade Cásper Líbero, o material traz as entrevistas com os convidados de edições anteriores, incluindo trechos inéditos.

A convidada do episódio de número 195 é a Profª Drª Mônica Rebecca Ferrari Nunes, professora, pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa “Memória, Comunicação e Consumo” (CNPq/ ESPM); além de ter sido responsável por organizar as obras Cena Cosplay: consumo e memória nas culturas juvenis (Sulina, 2015) e Cosplay, Steampunk e Medievalismo: memória e consumo nas teatralidades juvenis (Sulina, 2017).

Dentre os temas abordados no bate-papo, destacam-se: a forma e os elementos que caracterizam o cosplay como um fenômeno cultural, o papel das narrativas midiáticas para a construção da atividade em questão, a maneira que os cosplayers se apropriam dessas histórias e a relação de tal prática com o consumo. E, ao final, ela destacou os diferentes tipos de preconceito que os integrantes deste universo sofrem.

Acompanhe nossas redes sociais