A garantia da acessibilidade no audiovisual

Home » Destaques » A garantia da acessibilidade no audiovisual

“[…] a gente tem uma acessibilidade, mas eu avaliaria como média.”, diz Luise Gomes sobre os recursos disponíveis hoje nos cinemas.

 

Em um ambiente composto por paredes acinzentadas e piso escuro, Luise está sentada em uma poltrona preta e sorrindo de forma que seus dentes aparecem. Um dos seus braços está apoiado no braço da poltrona e o outro sobre a sua perna. Luise veste uma calça preta e uma camisa lilás de botão com mangas curtas e folhas amarelas estampadas. Além disso, ela usa um microfone de lapela e uma pulseira preta em um dos braços. Ela é uma mulher magra de pele branca, olhos castanhos e cabelos longos, castanhos e cacheados e que, na foto, estão dispostos para um dos lados. No fundo da sala há uma câmera, um televisor de tela plana desligado e cabos espalhados pelo chão.

Luise Gomes é uma pessoa com deficiência visual.

O podcast Edição Extra é uma extensão sonora do programa veiculado mensalmente na TV Gazeta. Produzido por estudantes da Faculdade Cásper Líbero, o material traz as entrevistas com os convidados de edições anteriores, incluindo trechos inéditos.

A convidada do episódio de número 171 é a advogada e consultora de acessibilidade Luise Gomes.

Dentre os temas abordados no bate-papo, destacam-se: a disponibilidade atual de recursos de acessibilidade nos cinemas para o público com deficiência visual, a forma como a Lei Brasileira de Inclusão garante que os espaços culturais sejam acessíveis para as pessoas cegas e surdas, as mudanças ocorridas após inclusão de tais normas e as principais denúncias que a população com deficiência faz por falta de acesso, incluindo a existência de fiscalização para cada situação. Sobre as experiências pessoais, ela contou as plataformas de streaming que dispõem de mais ferramentas ao consumidor com deficiência, a obra audiovisual que lhe trouxe tanto um impacto bom quanto ruim e as principais diferenças notadas depois que passou a utilizar tecnologias assistivas durante o consumo de tais produções.

Acompanhe nossas redes sociais