Criado em 1988, – ano em que se celebrou o centenário da abolição da escravatura -, o grupo Abolisamba conquistou, no mesmo ano, o primeiro lugar no Festival Banespa de MPB. Hoje, o músico César Moreno é responsável pelo vocal da banda.
Nesta edição – gravada remotamente –, o supervisor técnico Roberto Vilela e o coordenador da discoteca da Rádio Gazeta, Márcio de Paula, conversaram com os integrantes do grupo sobre a projeção do samba nas décadas de 1970, 1980 e 1990 e o consumo do gênero musical atualmente. Além disso, os convidados falaram sobre a dificuldade de um artista independente ou iniciante em conseguir projeção nos veículos tradicionais e o uso e as regras impostas pela Internet para a divulgação de um trabalho.
A respeito da canção “Quando te encontrei”, os músicos explicaram se o sucesso originalmente é deles ou do Raça Negra e o que pensam das regravações de sucessos próprios ou de outros artistas. Eles também falaram sobre investir em samba, especialmente por parte das grandes empresas. Por fim, o grupo disse o que motiva um músico a seguir carreira solo e as atividades desenvolvidas durante a pandemia
Durante a entrevista, o Abolisamba também tocou alguns de seus sucessos e a edição na íntegra você acompanha abaixo:
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.