Boletim Gazeta Online – 05/03/2021

Home » Destaques » Boletim Gazeta Online – 05/03/2021

Fique informado(a) com as principais notícias do dia!

 

Saúde prevê até 3 mil mortes diárias em março.

Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta sexta-feira, 05 de março.

O Governo Federal prepara uma medida provisória para permitir que empresas adiem por até quatro meses o recolhimento de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) dos empregados e Caio explica com detalhes como funcionaria essa suspensão temporária. Saiba também qual é a expectativa da cúpula do Ministério da Saúde para casos e mortes por Covid-19 nas próximas duas semanas e a quantidade de vacinas que serão entregues pela pasta em março.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Após repercussão negativa, o Ministério da Educação (MEC) suspendeu o ofício que havia emitido no início de fevereiro para prevenir e punir atos político-partidário nas instituições públicas federais de ensino e Caio Mello traz os detalhes sobre a resposta da pasta para tal nova decisão. Além disso, ele apresenta os números do baixo crescimento, em janeiro, da produção industrial do país em comparação ao mês anterior e ao mesmo período no ano passado, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Pesquisa do IPEC (Inteligência, Pesquisa e Consultoria) aponta que a aprovação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece abaixo do patamar de 30% da população e Caio traz mais detalhes sobre este levantamento. Por falar em pesquisa, ele também apresenta os dados de um estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) referente a queda de 55% do número de casamentos de mulheres menores de idades no Brasil entre 2011 a 2019.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) determinou o fim do Grupo de Atuação Especializada e Combate à Corrupção (Gaecc) e Caio Mello explica no que consiste este núcleo e qual departamento ficará responsável pelos trabalhos investigados pelo extinto Grupo. Além disso, você vai saber mais sobre o ofício que o Ministério da Educação encaminhou às universidades federais de todo o País alertando que manifestações políticas nas instituições podem configurar ‘imoralidade administrativa’ e que sejam alvos de punições disciplinares.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais