Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta sexta-feira, 21 de maio.
Sob mediação do Egito, Israel e Hamas aprovaram um cessar-fogo e Caio relembra os onze dias de combate sangrento e como se deram as negociações de paz. Além disso, ele fala sobre os desafios de imunizar toda a população adulta brasileira contra a Covid-19, uma vez que, em quatro meses, apenas 39% dos idosos tomaram as duas doses da vacina no país.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Após dois dias de depoimento à CPI da Covid, o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, preservou, segundo avaliações de senadores integrantes da comissão parlamentar de inquérito, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em temas como tratamento precoce, compra de vacinas e uso de máscara. Caio Mello apresenta um resumo das sessões realizadas nos dias 19 e 20 de maio. Ainda sobre a Comissão, documentos entregues pela Pfizer, em caráter sigiloso, mostram que o governo federal ignorou dez e-mails do laboratório farmacêutico a respeito da oferta de vacinas. Entenda a importância da informação para as investigações em questão.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
A taxa de investimentos no Brasil teve a pior década em 50 anos, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). Caio diz, base nas projeções do FMI para 2021, quantos países devem apresentar taxas de investimentos maiores que o Brasil e o indicador apresentado na última década. Além disso, ele traz mais detalhes sobre a Operação Desmico, a qual a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), ex-dirigentes da entidade e um ex-prefeito são alvos.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Os deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovaram um projeto que proíbe a queima, comercialização, armazenamento e transporte de fogos de artifício e demais artefatos pirotécnicos com estampido dentro do estado. Caio Mello traz mais detalhes sobre o texto em questão, incluindo o próximo passo para a sua sanção. Ainda sobre o estado de São Paulo, ele diz qual foi a porcentagem do número de fatalidades de trânsito nos quatro primeiros meses de 2021, de acordo com os dados do Infosiga SP, sistema do governo do estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e pelo Detran-SP. E, além deste resultado, você acompanha outros índices analisados no levantamento em questão.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.