Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias dessa terça-feira, 27 de abril.
O economista Eduardo Luiz Gonçalves Rio Neto foi nomeado presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Caio Mello apresenta um resumo do currículo do novo comandante do órgão em questão. O monitor diz também qual foi a resposta da Prefeitura de São Paulo a respeito da determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) de que o município distribua, em dez dias, tablets e chips de internet já adquiridos para os alunos da rede municipal.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região cassou a liminar (decisão provisória) que suspendia a eventual indicação do senador Renan Calheiros (MDB-AL) para relator da CPI da Covid. Caio Mello apresenta os detalhes da liminar que pretendia impedir o senador em questão de assumir o cargo de relator da Comissão. Além disso, vocês vai saber as razões que motivaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em negar o pedido de autorização excepcional da vacina Sputnik V, imunizante contra a Covid-19 produzido na Rússia.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Em um período de um mês, o estado de São Paulo registrou uma queda de 26,9% nas internações de pacientes com o novo coronavírus e Caio diz qual é a taxa, no momento, de ocupação de leitos da UTI tanto no estado quanto na Grande São Paulo. Por outro lado, a Central de Transplante de SP revelou que, nos três primeiros meses de 2021, o estado registrou uma queda de 17% no número de transplantes de órgãos e tecidos. Entenda o porquê que a pandemia contribuiu para o decréscimo de doações.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
De acordo com o Banco Central, o rombo das contas externas do Brasil caiu no primeiro trimestre deste ano, ao mesmo tempo em que os investimentos estrangeiros diretos na economia do país avançaram 40%. Caio Mello explica a razões para tais resultados econômicos. Além disso, você vai saber o porquê que, mesmo com a vacinação acelerada em alguns países e, consequentemente, na queda do número de óbitos e hospitalizações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está preocupada com o aumento de casos em algumas nações. Descubra também quais localidades vêm apresentando uma alta no número de infecções da doença.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.