Com apresentação do monitor Caio Mello (do curso de Jornalismo), você acompanha as principais notícias desta sexta-feira, 30 de abril.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a taxa de desemprego subiu 14,4% no trimestre até fevereiro e, com isso, os números de desempregados no país chegou a 14,4 milhões, recorde da série histórica iniciada em 2012. Caio traz detalhes sobre a evolução da taxa de desemprego no Brasil. Saiba também de que forma anedótica o ministro Paulo Guedes criticou, em uma reunião do Conselho de Saúde Complementar, o Fies e como o programa de financiamento se diferencia do Prouni.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Com quatro meses de atraso, o primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 chegou ao Brasil na noite de ontem (29). Caio Mello conta quantas doses foram entregues agora e as razões de o Ministério da Saúde orientar para que, nesta primeira remessa, o imunizante seja aplicado somente nas capitais. Além disso, você vai saber algumas informações proferidas pelo ministro Marcelo Queiroga em uma coletiva de imprensa junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), como a solicitação de doações de doses excedentes por parte de outros países e a data em que, possivelmente, a população brasileira esteja totalmente vacinada.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Um experimento realizado pela Public Health England, agência governamental de saúde pública do Reino Unido, revela que aqueles que tomaram uma única dose do imunizante contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech ou Oxford/AstraZeneca – e que foram infectados três semanas depois – tinham entre 38% e 49% menos probabilidade de transmitir o vírus do que pessoas não vacinadas. Caio explica o porquê que a CoronaVac não entrou na pesquisa e a importância de se, mesmo assim, tomar a segunda dose. Por outro lado, a China anunciou ontem (29) que lançou o primeiro dos três módulos de sua estação espacial, um projeto que deve permitir a Pequim ter astronautas permanentemente no espaço. Saiba mais sobre a montagem da Estação Espacial Chinesa (CSS).
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Uma pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Cenpec Educação, aponta que mais de cinco milhões de crianças e adolescentes estavam sem acesso aos estudos no Brasil no fim de 2020. Caio Mello cita a faixa-etária mais prejudicada, de acordo com o levantamento, e outros dados observados, como a localidade e o perfil desse público. Além disso, ele fala sobre o aumento do número mortes de policiais no Rio de Janeiro mesmo após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido, no ano passado, suspender as operações de forças segurança durante a pandemia.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.