No ano de 1986, Armandinho Puglisi, um dos maiores personagens do bairro do Bixiga, teve a ideia de criar um bolo gigantes para celebrar o aniversário de São Paulo. Depois do falecimento do fundador, Walter Taverna, avô de Thais Taverna, assumiu a tarefa da organização da festa, a qual tomou proporções gigantescas.
Em 2009, um programa televisivo incitou uma guerra do bolo e a tradição foi interrompida por conta da perda de patrocinadores. Nos dois últimos anos, o Bolo do Bixiga retornou, mas de forma diferente.
Em entrevista ao apresentador Gilles Sonsino e ao estagiário Mateus Santos (do curso de Jornalismo) para o quadro Papo Gourmet, Thais Taverna, integrante do Centro de Memória do Bixiga, contou a origem do bolo e como a população passou a perder o controle para degustar o doce.
A entrevistada ainda contou como surgiu a ideia de resgatar a tradição após a interrupção da ação, os ingredientes usados antes da inovação, as novidades e as informações da edição deste ano e os organizadores atuais.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.