Lindo Sonho Delirante

Home » Destaques » Lindo Sonho Delirante

Bate-papo sobre grandes obras fonográficas brasileiras.

 

Bento Araújo

Os livros Lindo Sonho Delirante: 100 discos psicodélicos do Brasil (1968-1975) e Lindo Sonho Delirante: 100 discos audaciosos do Brasil (1976-1985) foram escritos pelo jornalista, pesquisador e colecionador de discos Bento Araújo, convidado desta edição do Discoteca Gazeta.

Da esquerda para a direita: Lucas Pacheco, Bento Araújo, Roberto Vilela e Márcio de Paula.

Durante o bate-papo, Bento explicou como surgiu a ideia das obras, o processo de pesquisa, o disco resenhado que é seu sonho de consumo e o quanto boa parte dos artistas citados foram censurados no período da ditadura militar. Além disso, ele contou como a ideia partiu de um fanzine que escrevia, se enxerga a disco music como um movimento de direita, como a televisão mudou a forma de se consumir música, os primeiros contatos com o podcast e se os serviços de streaming contribuem para o descarte rápido das canções.

Por fim, o entrevistado falou quais bandas ou artistas atuais estão produzindo composições psicodélicas, a diferença entre os dois livros, o que pretende abordar no próximo volume e algumas curiosidades que descobriu durante o processo de produção.

Discoteca Gazeta (Parte 01)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Discoteca Gazeta (Parte 02)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Discoteca Gazeta (Parte 03)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O programa Discoteca Gazeta foi apresentado pelo supervisor técnico Roberto Vilela e contou com a participação do coordenador da discoteca a Rádio Gazeta, Márcio de Paula, e do colaborador Lucas Pacheco (do curso de Rádio, TV e Internet).

Acompanhe nossas redes sociais