No Maracanã, a Seleção Brasileira posa antes da partida contra a Suécia, válida pela terceira rodada da Copa do Mundo de 1950.
Inaugurado em 16 de junho de 1950, o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, está localizado na zona norte do Rio de Janeiro (RJ) e foi palco de grandes momentos do futebol nacional e internacional, como os Mundiais de 1950 e 2014, o milésimo gol de Pelé e os Jogos Pan-Americanos de 2007.
Os estagiários Lucas Herrero e Marcos Antomil, ambos do 3º ano do curso de Jornalismo, apresentam abaixo um especial de cinco capítulos sobre a história do Maraca, desde sua fundação até fatos marcantes.
No primeiro capítulo, você conhece um pouco da história da sua construção e alguns marcos ocorridos nas primeiras décadas deste quase septuagenário. O especial traz sonoras do narrador José Carlos Araújo, o Garotinho; do jornalista e escritor Ruy Castro; do ex-jogador e treinador Zico; e dos ex-jogadores Túlio Maravilha e Roberto Dinamite.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
No segundo capítulo, você conhece (ou relembra) os grandes craques que pisaram no gramado do Maracanã e as histórias e tradições do estádio como grande aliado dos clubes cariocas. O especial traz sonoras do narrador José Carlos Araújo, o Garotinho; do jornalista e escritor Ruy Castro, autor do livro Maracanã 60 Anos; do ex-jogador e técnico Zico, ídolo do rubro-negro; e dos ex-jogadores Roberto Dinamite e Túlio Maravilha.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Visando os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007, o estádio do Maracanã e o ginásio do Maracanãzinho foram modernizados.
O terceiro capítulo sobre a história do Maracanã aborda as três polêmicas reformas realizadas e as mudanças estruturais ocorridas a cada construção. O material conta com sonoras dos ex-jogadores Túlio Maravilha e Roberto Dinamite; do narrador José Carlos Araújo, o Garotinho; o ex-futebolista e treinador Zico; do jornalista e escritor Ruy Castro, autor do livro Maracanã 60 Anos; e do político Aldo Rebelo, ministro dos Esportes no período de 2011 a 2014.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
O quarto e penúltimo capítulo sobre a história do Maracanã aborda o período em que o estádio foi palco de dois grandes eventos do futebol e do esporte mundial: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O material conta com sonoras do ex-futebolista e treinador Zico; do político Aldo Rebelo, ministro dos Esportes no período de 2011 a 2014; do presidente Michel Temer; do velejador bicampeão olímpico Roberto Scheidt; da pentatleta Yane Marques, atual secretária executiva de Esportes da Prefeitura do Recife; e do ex-maratonista Vanderlei Cordeiro.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Nos capítulos anteriores, você pode perceber que o Maracanã, parafraseando Raul Seixas, é uma verdadeira metamorfose ambulante. Assim, o último capítulo aborda a situação do estádio hoje; uma vez que, após a última reforma superfaturada, o Maraca foi praticamente abandonado e com um futuro tão incerto quanto a economia brasileira. O material conta com sonoras do ex-futebolista e técnico Zico; do ex-jogador Túlio Maravilha e Roberto Dinamite; do jornalista e escritor Riu Castro, autor do livro Maracanã 60 anos; do narrador José Carlos Araújo, o Garotinho; da pentatleta Yane Marques, atual secretária de Esportes da Prefeitura do Recife; e do ex-maratonista Vanderlei Cordeiro.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.