Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ e, em diferentes localidades do mundo, eventos e paradas são realizados durante este período com o intuito tanto de celebrar as conquistas quanto também de reivindicar os direitos e o orgulho de existência. Com o objetivo de ressaltar a importância do movimento, a equipe da Rádio Gazeta Online apresenta um especial dividido em cinco episódios.
Por que junho foi selecionado como o mês da celebração? Abaixo, você vai entender o porquê e, também, os eventos que culminaram a Revolta de Stonewall, levante que deu início ao movimento LGBTQIAPN+. O episódio conta com a participação das estudantes Barbara Sposatti e Eldra La Fonte, coordenadoras da Frente LGBTQ+ Casperiana.
Depois de conhecer a história de um dos principais fatos da história do movimento LGBTQIAPN+, o episódio abaixo trata de uma revolta semelhante que aconteceu no país, chamada de Stonewall brasileiro. Além disso, você vai descobrir qual manifestação culminou na criação da Frente LGBTQ+ Casperiana.
Descubra em que momento surgiu os primeiros impressos voltados à comunidade LGBQIAPN+ e, também, a forma como o jornalismo nacional vem retratando o movimento nas últimas décadas. O episódio conta com a participação do Prof. Me. Carlos Ferreira, da Unesp de Bauru, e da jornalista Paula Silveira-Barbosa, diretora-geral do Arquivo Lésbico Brasileiro.
Por que se reconhecer no audiovisual ou na literatura é tão importante? A dúvida é tema do penúltimo episódio desta série, que cita alguns nomes que tiveram seus feitos apagados da história por conta da orientação sexual. O conteúdo abaixo conta com a participação da escritora Paula Prata.
Qual é a importância da Parada LGBT+ de São Paulo? O último episódio é dedicado ao evento que começou timidamente em 1997, mas que, ao longo dos anos, conquistou um público que ultrapassa a marca de 4 milhões de pessoas. O conteúdo conta com a participação do Prof. Me. Carlos Ferreira, da Unesp de Bauru, e da estudante Barbara Sposatti, coordenadora da Frente LGBTQ+ Casperiana.