Tecnologia permitiu ouvir e conhecer muito mais música nos últimos 20 anos
Ouvir música no celular é um fenômeno relativamente recente. Já a vitrola é um instrumento que foi bastante usado nas décadas de 1970 e 1980. Mas e depois? No começo dos anos 2000, por exemplo, como as pessoas curtiam os sons de que gostavam em casa?
A fim de responder essa e outras perguntas, o Betway fez este raio-x da música nos anos 2000. A pesquisa, por exemplo, qual era o gênero mais escutado há 20 anos e qual é o atual, os hits daquele momento e muito mais. Veja só!
Como as pessoas têm o controle do que querem ouvir nas mãos, não existe um limite para que uma música seja escutada. Basta ir ao Youtube ou acessar um streaming como o Spotify e digitar o som que deseja ouvir.
Por conta disso, é normal ver que alguns artistas tiveram milhões de plays nos singles. A dupla Israel e Rodolfo é um exemplo. Segundo os dados do Betway, site de roleta online, nos primeiros seis meses do ano, eles tiveram 125.510.200 plays no Spotify.
No começo dos anos 2000, era impossível pensar em um número assim. Até porque, essas formas de ouvir música não existiam. O que se considerava era a quantidade de vezes que um single era tocado nas rádios. Para efeito de comparação, a canção mais tocada entre 2000 e 2009 foi “Velha infância” dos Tribalistas com 25.168 reproduções.
Há 20 anos, o gosto dos ouvintes se dividia entre os hits nacionais e internacionais. Artistas como Tribalistas, Ivete Sangalo e Zezé di Camargo e Luciano estavam nas paradas junto com Rihanna e Beyoncé. De acordo com o raio-x, 59% do top 10 era composto por músicas brasileiras. Agora ele é 100% nacional.
Esse aspecto também reflete no gênero musical mais popular. Como a indústria fonográfica internacional é mais pop, isso aparecia nas canções de artistas estrangeiros. Tanto que naquela época o sertanejo era o terceiro estilo mais ouvido, atrás do pop e do rock. Atualmente, 100% do top 10 é composto por canções sertanejas.
Segundo o especialista em música Felipe Maia, o sertanejo atende as necessidades do público, por canções que falam de amor e festas. “Há 50 anos, o jazz era considerado música pop, há 40 anos era a vez do rock. Agora o rap é o grande pop do mundo e, no caso do Brasil, é o sertanejo”, afirma.
Quando o assunto são as músicas mais tocadas, alguns nomes podem surpreender quem nasceu depois dos anos 2000. Isso porque há artistas que não são tão populares agora, como Pedro e Thiago.
Estas foram as músicas mais ouvidas no período:
Como se percebe, a forma de curtir a música mudou bastante dos anos 2000 até agora. O que será que vem pelos próximos anos?