Escrito por Beatriz Labate e Sandra Goulart, o livro O Uso de Plantas Psicoativas nas Américas aborda etnografias sobre os vários tipos de uso de plantas psicoativas e lança a luz sobre o debate da necessidade da reforma política de drogas.
A professora e antropóloga Sandra Goulart, da Faculdade Cásper Líbero, conversou com os estudantes do curso de Jornalismo Caio Mello (monitor), Bruna Sales, Leonardo Amaral e Rodrigo Freire.
No decorrer do bate-papo, a docente explicou a razão da escolha do tema da obra e em qual momento esse objeto de estudo surgiu na vida das duas autoras. Sandra Goulart disse o real significado de plantas psicoativas, quais substâncias comumente usadas por nós já foram classificadas como psicoativas e o entrelaçamento entre o ser humano e essas plantas.
A entrevistada ainda falou da diferença do uso da maconha entre o povo indígena e o homem urbano, os povos e as plantas que são citados no livro e a usabilidade de tais substâncias na antiguidade. Por fim, a professora contou a sua visão política de combate às drogas no Brasil e no mundo.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.