Recentemente, a rede social Snapchat lançou o Here For You, ferramenta que busca melhorar a saúde mental do usuário, especialmente em relação aos problemas relacionados à ansiedade, depressão e anorexia. Será que a iniciativa é a solução para o problema?
Em entrevista aos monitores Caio Mello e Clara Suaiden, ambos do curso de Jornalismo, e à colaboradora Júlia Palmieri (do curso de Jornalismo), a psicóloga Paula Gerlach contou o quanto o like ou a curtida gera uma dependência ao usuário e o quão perigoso é a ferramenta, já que o fácil acesso estimula ainda mais o vício.
A entrevistada ainda falou sobre a relação da depressão com o uso excessivo das redes sociais e se as ações do Instagram e do Snapchat em melhorar a qualidade da saúde mental dos usuários é positiva ou se trata apenas de uma medida paliativa. Paula ainda falou que a solução está nas mãos de quem utiliza as redes, como podemos usar os perfis de forma saudável tanto para si quanto para os demais seguidores e qual é o papel da esfera pública nesta situação.
Por fim, ela disse que os sinais da depressão são percebidos no mundo real e não no virtual e que a doença pode acometer qualquer um.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.