Em razão do Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 03 de dezembro, o programa Almanaque Gazeta recebe os estudantes da Faculdade Cásper Líbero que produziram, neste ano, como trabalho de conclusão de curso, projetos envolvendo pessoas com deficiência como objeto de pesquisa ou tema central.
A reportagem radiofônica Natação Paralímpica – Um mergulho em águas pouco conhecidas no Brasil foi produzida pelos estudantes de Jornalismo Arthur Beltrame, Daniel Gelbaum e Ricardo Siqueira e retratou a importância da natação para as pessoas com deficiência, tanto amadoras quanto profissionais.
Na entrevista, Arthur Beltrame e Daniel Chiesa contaram como foi a escolha do tema central do projeto, alguns atletas notáveis entrevistados no trabalho – como o medalhista Daniel Dias -, as dificuldades e os desafios que encontraram em abordar o assunto e quais as experiências mais marcantes durante a produção da reportagem radiofônica.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Por telefone e em formato de debate, o Almanaque Gazeta conversou com integrantes de dois trabalhos de conclusão de curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero.
O primeiro TCC foi Terapia Assistida por Animais, produzido pelas alunas Yahisbel Valles, Kimberly Peixoto, Isabel Rocha e Georgia Andrade, e o segundo foi o Livro Digital Acessível para Pessoas com Deficiência Visual, de autoria do estudante Octávio Milliet.
Durante o bate-papo, mediado pelo apresentador Gilles Sonsino e pelo estagiário Arthur Beltrame (do curso de Jornalismo), Yahisbel contou sobre os três tipos de terapias abordadas no projeto e para quais tipos de deficiência são direcionadas, como o autismo, e os detalhes do tratamento com animais. Já Octávio contou a abordagem do projeto e o seu diferencial, além dos objetivos e as ferramentas dispostas para facilitar o aprendizado da pessoa com deficiência visual. Ao final, cada um contou o aprendizado pessoal obtido ao final.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
O Almanaque Gazeta promoveu um debate presencial com as integrantes de dois trabalhos de conclusão de curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero.
O primeiro TCC foi o site [R]Existência Urbana, produzido pelas alunas Gabrielle Malerba, Mara Alonso, Polyana Lima e Viviane Alvarez, e o segundo foi Cosme – O Planeta, de autoria de Bruna Define e que consiste em um roteiro infantil que aborda assuntos sensíveis com naturalidade e a pessoa com deficiência sem cair em estereótipos.
Durante o bate-papo, mediado pelo locutor Gilles Sonsino e o estagiário Arthur Beltrame (do curso de Jornalismo), a equipe do [R]Existência Urbana contou como surgiu a ideia do projeto, os grupos minoritários tratados, as dificuldades durante o processo de pesquisa de conteúdo, a questão do estereótipo e a reflexão gerada após terem vivenciado as dificuldades de seus entrevistados. Já Bruna contou que o seu trabalho partiu de uma lacuna que ela gostaria de ter visto na infância e o crescimento pessoal a cada roteiro escrito.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.
Os autores de dois trabalhos de conclusão de curso de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero participaram de um debate presencial no programa Almanaque Gazeta para falar sobre os projetos que desenvolveram que tem como objeto de estudo a pessoa com deficiência.
O primeiro TCC foi Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho Paulista, do aluno Bruno Nogueira, e o segundo foi O Papel das Relações Públicas para a Educação Inclusiva no Ensino Superior, do estudante Felipe Augusto Bregantini.
Durante o bate-papo, mediado pelo apresentador Gilles Sonsino e pelo estagiário Arthur Beltrame (do curso de Jornalismo), Bruno Nogueira contou os desafios do curso na educação inclusiva das pessoas com deficiência, as necessidades deste segmento da população apresentadas na monografia, se prevê mudanças positivas no futuro e a dificuldade de escolher um tema sem colocar suas experiências pessoais nela. Já Felipe explicou como teve a ideia do tema do seu trabalho, a falta de pessoas capacitadas para receber alunos com algum tipo de deficiência, a principal mudança que faria na educação inclusiva e a realização de ter se formado.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.