De acordo com o Censo de 2010 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil tem 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.
Durante a cerimônia de posse do presidente Jair Bolsonaro (PSL), a primeira-dama Michelle Bolsonaro discursou em libras – Língua Brasileira de Sinais – e garantiu que os direitos da sociedade brasileira com deficiência serão garantidos.
No quesito mercado de trabalho, a inserção da pessoa com deficiência tem crescido ano a ano, especialmente em função da Lei de Cotas, a qual reserva de 2% a 5% das vagas aos PcDs em uma empresa com 100 ou mais funcionários. Por outro lado, existem ainda muitas barreiras na hora de contratá-los.
Em entrevista à apresentadora Renata Câmara para o quadro Café no Bom Dia, a gerente de Recursos Humanos, Karina Callegari, explicou a razão da dificuldade das empresas em contratarem (e aceitarem) pessoas com algum tipo de deficiência, detalhes do processo seletivo do empregado com deficiência e as principais inseguranças das PcDs para ingressarem no mercado de trabalho.
A entrevistada ainda contou se a remuneração deste empregado é diferenciada e algumas dicas ao interessado com deficiência que deseja trabalhar.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.