Na última quinta-feira, 21, o regime de Nicolás Maduro anunciou o fechamento da fronteira da Venezuela com o Brasil, uma vez que alega não aceitar o envio de comida, remédio e itens de higiene básica à população venezuelana por outros países.
Para trazer detalhes da crise que assola o país, no quadro Reflexões, o monitor Matheus Fernandes (do curso de Jornalismo) conversou com o especialista em Relações Internacionais da FMU, Manuel Furriela, com o economista Carlos Honorato e com o especialista em direito militar da FADISP, Evandro Capano.
Durante o quadro, Manuel Furriela falou sobre o posicionamento de cautela do Brasil em relação ao fechamento da fronteira com a Venezuela, as tensões geradas pela ajuda humanitária, os interesses geopolíticos envolvidos nessa crise e se há risco de conflito com outros países, inclusive com os Estados Unidos.
Evandro Capano discorreu acerca de um possível ataque ao território brasileiro, a questão do “direito de guerra” e a recepção de militares venezuelanos desertados.
Sobre os impactos econômicos, Carlos Honorato contou sobre as crises financeiras na Venezuela, as dependências do Brasil em relação ao país e os impactos no estado de Roraima.
Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.